Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Santa Marta (29 de julho)

Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.
Santa Marta, rogai por nós!

Santa Marta e seus irmãos, Maria e Lázaro, eram vários dos seguidores de Jesus e a quem o Senhor tinha especial afeto e carinho. No lar da Marta, Maria e Lázaro, sempre havia um quarto preparado e bem arrumado para receber o Divino Mestre, qualquer dia e na hora em que chegasse.

Famosa se tem feito a cena que aconteceu um dia em que Jesus chegou a Betânia com seus 12 apóstolos. Marta corria de lá para cá preparando os mantimentos, arrumando os quartos, levando refrescos para os sedentos viajantes. Jesus como sempre, aproveitando aqueles instantes de descanso, dedicou-se a dar sábias instruções a seus discípulos. Ele estava sentado e outros, muito atentos, sentados no chão escutavam. Ali, em meio de todos eles, sentada também no chão estava Maria, a irmã da Marta, extasiada, ouvindo tão formidáveis ensinos.

De repente Marta se detém um pouco em suas tarefas e aproximando-se de Jesus lhe diz com toda confiança: "Senhor, que lhe parece que minha irmã tenha me deixado só com todo o trabalho da casa? Por que não lhe diz que me ajude um pouco nesta tarefa?".

Jesus com um suave sorriso e tom bondoso lhe responde: "Marta, Marta, trabalhas em excesso e se preocupa por muitas coisas. Só uma coisa é necessária. María escolheu a melhor parte, a que não lhe será tirada". Marta entendeu a lição e arregaçando o avental, sentou-se também ali no chão para escutar as divinas instruções do Salvador. Agora sabia que todos os afãs materiais não valem tanto como escutar os ensinos que vêm do céu e aprender a conseguir a eterna salvação.

No dia 29 de julho a Igreja universal recorda a figura da Santa Marta da Betânia, irmã de Maria e Lázaro, padroeira do lar, das cozinheiras, donas de casa, faxineiras, casas de hóspedes, hoteleiros, lavadeiras e das irmãs de caridade.

Santa Marta é representada vestida de azul ou verde, com uma cruz, um avental e levando consigo um molho de chaves ou uma tocha. Ela está em atitude de serviço. Esta discípula de Jesus é geralmente invocada pelos fiéis para pedir sua intercessão ante as coisas urgentes e difíceis, pois foi através de suas súplicas que obteve de Jesus a graça de que seu irmão Lázaro voltasse à vida.

A Santa que sempre mostrou um grande afã de serviço, é também invocada para que ajude os fiéis a desempenharem seus deveres cristãos com diligência e responsabilidade.

Os Santos Basílio e Gregório Magno a consideram modelo evangélico das almas contemplativas.

Fonte: com dados de ACIdigital

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog