Jesus e o Leproso-6º Domingo do Tempo Comum (Ano B) - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Jesus e o Leproso-6º Domingo do Tempo Comum (Ano B)

Jesus e o Leproso

6º Domingo do Tempo Comum

Evangelho de Mc 1,40-45
40. Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: "Se queres, podes limpar-me."
41. Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: "Eu quero, sê curado."
42. E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.
43. Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:
44. "Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho."
45. Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.
Reflexão

No Evangelho de hoje, um leproso aproxima-se de Jesus de forma inesperada. Jesus não recua. A situação daquele homem comove Jesus prpfundamente. Sem hesitar, estende a mão e toca aquela pele desprezada pelos puros. Jesus é movido pela compaixão: Eu quero, fica limpo!
Jesus quer limpar o mundo de todo tipo de exclusão. O seguidor de Jesus não pode se horrorizar diante das impurezas, nem negar acolhida aos "impuros". Colocar a norma na frente da compaixão é uma forma de perder a sensibilidade diante do sofrimento do outro. Na tentativa de defender nossas pequenas felicidades, varremos os infortúnios e impuros e nos fechamos em castelos de segurança e pureza.
[a]

Oração

Senhor Jesus, é muito bom saber que queres nosso bem, e que nos podes ajudar como só Deus o pode fazer. Reconheço que preciso de vós, e isso por muitos e muitos motivos, como bem sabeis. Creio em vosso poder, confio em vossa bondade, e sei que nunca deixais de nos ouvir. Ajudai-me a conhecer minhas necessidades, e dai-me a graça de sempre recorrer a vós, sem nunca desistir. Já percebi que, sem vossa ajuda, nada consigo e acabo por me desesperar. Iluminai e purificai meu coração para mais vos conhecer; aumentai meu amor para vos dar o primeiro lugar em minha vida; livrai-me do orgulho e da confiança demasiada em mim mesmo. Vendo o que fizestes por aquele leproso, hoje vos peço que olheis por todos os enfermos. Amém. [b]

Fonte: Revista O Mílite (fevereiro/2015) [a]
Revista de Aparecida (fevereiro/2015) [b]



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé