Alerta contra falsos grupos autointitulados católicos - Devoção e Fé - Blog Católico

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Alerta contra falsos grupos autointitulados católicos


Boa noite irmãos e irmãs de fé! Paz e Bem!
Hoje vim fazer um alerta sobre igrejas que parecem ser Católicas Apostólicas Romanas, mas não o são! Mês passado estava passando em frente a porta de uma "Paróquia Bom Jesus" em Santos/SP, e como não me lembrava da existência dela, eu resolvi entrar. Nas paredes do galpão havia imagens de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Santo Antônio de Pádua, Santo Expedito, a Cruz. No folheto havia a palavra carismática, e logo pensei na Renovação Carismática Católica.
O "padre" (vestido como um sacerdote) estava pregando, mas estranhei ao ver no altar frascos de mel, leite, panfletos, enfim, a mesa estava lotada! Durante a "missa" foram muitos pedidos de coleta, dízimo, compra de vela para acender para Santo Antonio, compra de frasco para colocar óleo ungido, depois compra de frasco para colocar leite e mel para ungir o local de trabalho, enfim, assisti até o final e saí de lá achando tudo muito estranho, uma mistura de culto protestante com missa católica. 
Levei os panfletos para casa para pesquisar na internet e achei os artigos abaixo que alertam sobre os novos grupos que são católicos, mas não são CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS. Acredito que muitas pessoas ainda não sabem da existência desta igreja e resolvi postar os alertas para evitar confusões.

Adriana dos Anjos-Devoção e Fé

Padre vidente? Igreja alerta contra falsos grupos autointitulados católicos

Uma série de grupos utilizam-se de termos próprios da Igreja Católica Apostólica Romana para confundirem os fiéis. No Brasil a mais conhecida destes grupos é a denominada igreja católica brasileira. Também há notificação de uma tal igreja católica exorcista, carismática, renovada etc. Nestas instituições caricatas os líderes também utilizam indumentária própria da Igreja que tem como primaz o bispo de Roma.

Em Campinas e região não é diferente. Notificados da extensiva propagação de cartazes e anúncios sobre supostos “padres” e “paróquias” com promessas de curas extraordinárias, vidências e afins, consideramos oportuno republicar a Nota da CNBB que alerta sobre estes grupos que não pertencem ao grupo dos católicos genuínos. Confira:

NOTA PASTORAL DA CNBB SOBRE ALGUMAS QUESTÕES RELATIVAS AO USO INDEVIDO DOS TERMOS: CATÓLICO, IGREJA CATÓLICA, CLERO E OUTROS

A CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – CNBB, na defesa da verdade e da liberdade, considerou oportuno publicar a presente Nota Pastoral, destinada aos membros do episcopado, do clero, aos religiosos e a todos os fiéis leigos.

O uso de nomes, termos, símbolos e instituições próprios da Igreja Católica Apostólica Romana, por outras denominações religiosas distintas da mesma, pode gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos. Nestes casos o uso da palavra “católico”, “bispo diocesano”, “vigário episcopal”, “diocese”, “clero”, “catedral”, “paróquia”, “padre”, “diácono”, “frei”, pode induzir a engano e erro.

Pessoas de boa vontade podem ser levadas a frequentar tais templos, crendo que se tratam de comunidades da Igreja Católica Apostólica Romana, quando na verdade não o são. Por essa razão a Igreja tem a obrigação de esclarecer e alertar o Povo de Deus para evitar prováveis danos de ordem espiritual e pastoral.

Assim, temos o dever de alertar os fiéis católicos para a existência de alguns grupos religiosos, como é o caso da autointitulada “igreja católica carismática de Belém” e outras denominações semelhantes, que apesar de se autodenominarem “católicas”, não estão em comunhão com o Santo Padre, o Papa , e não fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana. Por esta razão todos os ritos e cerimônias religiosas por eles realizadas são ilícitos para os fiéis católicos.

Assim sendo, recomenda-se vivamente aos fiéis que não frequentem os edifícios onde eles se reúnem e nem colaborem ou participem de qualquer celebração promovida por esses grupos. Rezemos para que a unidade desejada por Jesus Cristo, aconteça plenamente.

Brasília-DF, 30 de novembro de 2011

Cardeal Raymundo Damasceno de Assis
Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luis e Vice Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB

Fonte:
arquidiocesecampinas.com/padre-vidente-igreja-alerta-contra-falsos-grupos-autointitulados-catolicos.html

---

COMUNICADO DA CÚRIA DIOCESANA DE SANTOS

20/06/12 18:05 - COMUNICADO DA CÚRIA DIOCESANA DE SANTOS

Santos, 20 de junho de 2012. 
Senhores Padres, Diáconos, secretárias paroquiais e demais colaboradores, bom dia!
Está sendo anunciada a inauguração da "Paróquia Bom Jesus", em Santos, que se intitula "......Igreja Católica Apostólica Carismática - I.C.A.C.".
INFORMAMOS QUE NÃO SE TRATA DE PARÓQUIA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. É uma seita e seus atos nos são reconhecidos. O Sr. Marcos Silva, que se entitula padre, não é ministro ordenado da Igreja Católica Apostólica Romana. Sua ação é indevida e visa confundir os fiéis.
Portanto, é conveniente que orientem seus fiéis, alertando-os de que essa "igreja" não tem nenhuma ligação com a Igreja Católica Apostólica Romana e também não há nenhuma ligação com a Renovação Carismática Católica - RCC da Igreja Católica Apostólica Romana.
No serviço à verdadeira Igreja de Jesus Cristo.

Atenciosamente,

ANA MARIA ALVES RIBEIRO
Cúria Diocesana de Santos (Chancelaria)
site: www.diocesedesantos.com.br
e-mail: chancelaria@curiadesantos.com.br
Fones: (13) 3228-8883 ou 3228-8888

Fonte: Diocese de Santos
Para Saber Mais: DomVob



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé