Transfiguração -2º Domingo da Quaresma (Ano A) - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 16 de março de 2014

Transfiguração -2º Domingo da Quaresma (Ano A)

 Transfiguração

2º Domingo da Quaresma - Ano A

Evangelho de Mateus 17,1-9

1. Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha.
2. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
3. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.
4. Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o.
6. Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo.
7. Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais.
8. Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus.
9. E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.
Reflexão

A palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos Seus projetos, da obediência total e radical aos planos do Pai. 
O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projeto libertador em favor dos homens através do dom da vida. 
Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também. Com Maria, abramos nossos corações para perscrutar os desígnios de Deus. [a]
Oração

Senhor Jesus, parece que foi Sta. Teresa que disse ter medo do modo como tratais vossos amigos. 
De fato não é fácil ser verdadeiro discípulo vosso, pois exigis que deixemos tudo para vos dar o primeiro lugar, e estar sempre à vossa disposição. Acredito que nisso está nossa felicidade, mas fácil não é. 
Não vos peço que me ajudeis como ajudastes Pedro, Tiago e João, mostrando a eles todo o vosso esplendor. 
Ajudai-me do jeito que vos parecer melhor, mas ajudai-me, para que vos continue fiel apesar de tudo.
Nos momentos mais difíceis, não permitais que me esqueça de vós, e mesmo no meio das incertezas deixai-me entrever um vislumbre de luz.
Aumentai minha fé, minha confiança e minha esperança. Amém. [b]

Fonte: Revista O Mílite (março/2014) [a]
Revista de Aparecida [b]



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé