Papa Francisco: São José Educador - modelo de todo educador (19/03/2014) - Devoção e Fé - Blog Católico

quarta-feira, 19 de março de 2014

Papa Francisco: São José Educador - modelo de todo educador (19/03/2014)

S. José Educador:
tema da audiência geral do Papa Francisco,
no 1º aniversário do seu início de pontificado. 
Recordado o Dia do Pai

Radio Vaticano - Milhares de fiéis e peregrinos lotaram a Praça S. Pedro para a Audiência Geral com o Papa Francisco. O Pontífice dedicou sua catequese a São José, no dia em que a Igreja celebra seu Padroeiro. Para Francisco, a principal característica do Esposo de Maria é ser custódio, e por isso merece todo o nosso reconhecimento e a nossa devoção.

Precisamente há um ano, nesta solenidade de S. José, o Papa Francisco dava oficialmente início ao seu ministério de sucessor de Pedro. E foi a S. José Educador que o Papa dedicou a sua catequese na audiência geral desta quarta-feira, com uma Praça de São Pedro repleta com largas dezenas de milhares de peregrinos. E começou logo por afirmar a função de S. José, na Sagrada Família de Nazaré, na qual assumiu a missão de educador, guardando e acompanhando Jesus no seu crescimento em «sabedoria, idade e graça».
“Olhemos para José como o modelo do educador que guarda e acompanha Jesus no seu caminho de crescimento “em sabedoria, idade e graça”, como diz o Evangelho de Lucas. E podemos tentar utilizar precisamente estas três palavras – sabedoria, idade e graça – como pista para a nossa reflexão.”
O crescimento em idade refere-se ao crescimento físico e psicológico, onde José, juntamente com Maria, teve uma atuação mais direta procurando que nada faltasse na criação de Jesus e libertando-O das dificuldades como a ameaça de morte vinda de Herodes que os levou à fuga para o Egipto. Quanto à educação na “sabedoria”, José foi para Jesus exemplo e mestre, deixando-se sempre nutrir pela Palavra de Deus:

“José foi para Jesus exemplo e mestre desta sapiência, que se nutre da Palavra de Deus. Podemos pensar em como José educou o pequeno Jesus a escutar a Sagrada Escritura, sobretudo acompanhando-o aos sábados na sinagoga de Nazaré.”
No que se refere à dimensão da “graça”, a influência de José consistia em favorecer a ação do Espírito Santo no coração e na vida de Jesus. Com efeito, José educou Jesus, em primeiro lugar, com o exemplo: o exemplo de um homem justo que sempre se deixava guiar pela fé.

“... a missão de S. José certamente única e irrepetível, porque absolutamente único é Jesus. E todavia, no seu guardar Jesus, educando-o a crescer em idade, sapiência e graça, ele é modelo para cada educador, em particular para cada pai. Confio, portanto, à sua proteção todos os pais, os sacerdotes e aqueles que têm um dever educativo na Igreja e na sociedade.”

O Papa Francisco saudou assim todos os pais:

“Em modo especial quero saudar todos os pais. Estão pais aqui na Praça. Desejo-lhes felicidades e peço para vós a graça de serdes sempre muito próximos aos vossos filhos deixando-os crescer com a vossa presença e o vosso amor e sede para eles como S. José. Sede verdadeiros educadores e obrigado pelo que fazeis pelos vossos filhos. Boa Festa do Pai.”

“Muitos de nós já perderam os seus pais, tantos de nós que estão aqui nesta Praça já não têm pai. Rezemos também pelos pais já falecidos. Pelos pais rezemos um Pai-Nosso…”


No final da audiência o Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Dou as boas-vindas a todos os peregrinos de língua portuguesa, sobretudo aos brasileiros da Diocese de Botucatu, e confio à proteção de São José todos os educadores, em particular os pais, para que, com o seu exemplo, ajudem os mais jovens a crescerem em sabedoria, idade e graça. Que Deus vos abençoe.” (RS)



Um comentário :

  1. Oi Adriana,

    Todos aqueles servos de Deus vem pra somar, para ensinar e nos fazer conhecer cada vez mais a palavra de Deus. Parabéns para o nosso Papa Francisco.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé