Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Papa Francisco: Fatos marcantes do primeiro ano de pontificado


Rio, Lampedusa, C8, Evangelii Gaudium...
fatos marcantes do primeiro ano de pontificado de Francisco

Cidade do Vaticano (Radio Vaticano) – Neste dia 13 de março comemoramos um ano da eleição do Papa Francisco.

Doze meses são um período breve, mas intenso, suficientes para dar a tônica desse Pontificado, que poderia ser analisado sob inúmeros pontos de vista. Nós pedimos uma análise ao jesuíta Pe. José Carlos Brandi Aleixo, Professor emérito da Universidade de Brasília. Entre os fatos mais marcantes, ele cita por exemplo a viagem a Lampedusa, a criação do grupo de oito cardeais, seus apelos contra a guerra na Síria e a Exortação Evangelii Gaudium. E começa esta análise pela viagem de Francisco ao Brasil....

Para nós brasileiros de modo particular foi muito importante, mas creio que foi para toda a Igreja, a 28ª Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu na ex-capital do Brasil. Também nessa mesma oportunidade, ele fez uma viagem a Aparecida, demonstrando outro aspecto da vida espiritual dele, que é o apreço e a devoção a Maria, Mãe de Jesus, e que é a nossa padroeira nacional, Nossa Senhora Aparecida. E ele anunciou que voltará a Aparecida em 2017, para o terceiro centenário da aparição da imagem de Nossa Senhora.

Eu creio que outro aspecto importante da vida do Papa Francisco é a viagem que ele fez à ilha italiana de Lampedusa – uma das periferias geográficas e existenciais de nosso tempo. Ele fala muito da importância de ir à periferia e ir aos bairros mais sofridos das cidades, como ele o fez particularmente no período em que foi Bispo Auxiliar e Arcebispo de Buenos Aires. Esta ilha acolhe milhares de imigrantes, então ele demonstrou seu carinho, seu apreço e sua dor pelos sofrimentos que padecem aquelas pessoas que saem de condições difíceis na busca de melhores condições de trabalho, sendo que muitas vezes falecem nessa viagem.

Conviria também ressaltar que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil está tendo como tema para a sua Campanha da Fraternidade o tráfico de seres humanos e o Papa criou uma comissão, que se reuniu nos primeiros dias de novembro de 2013, exatamente para o combate de seres humanos.

Também creio que a preocupação do Papa em relação à guerra civil na Síria demonstra a sua preocupação pela paz e seu empenho em atenuar as consequências daquela guerra e o seu esforço e suas orações no sentido que se encontre o mais cedo possível uma solução para este conflito tão prejudicial e tão preocupante.

Agora, um ponto alto, e muito alto do pontificado do nosso querido Papa Francisco, foi a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – a alegria do Evangelho – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Ele aborda diversos aspectos do Evangelho, enfatizando a alegria que deve ser uma característica de todos os cristãos. A própria palavra Evangelho significa Boa Nova, motivo de satisfação, de alegria, de contentamento para nós.

Também a Comissão que ele criou de oito cardeais para a promoção das reformas que sejam convenientes e necessárias para melhorar a administração da Igreja no sentido de beneficiar um número maior de pessoas e entidades que carecem de ajuda.

Com relação ao futuro, nós temos que comemorar de alguma forma e estudar a viagem que o Papa Francisco fará a Jerusalém, em maio de 2014. Será um encontro com o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla. Esse evento lembra a viagem que ocorreu 50 anos atrás e o encontro do Patriarca Atenágoras com o Papa Paulo VI.

Agora, a gente também pode comentar que quando ele foi designado Bispo, ele escolheu como lema as palavras “miserando atque eligendo”: são palavras do comentário de S. Beda a respeito da conversão Mateus, que era o Levi cobrador de impostos. Então Jesus olhou com misericórdia para ele e o escolheu para a sua missão. O pontificado do papa Francisco enfatiza muito a ideia da misericórdia. Nós temos que ser misericordiosos, compreender o sofrimento dos outros e, ao mesmo tempo, alegres. (BF)

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog