Cura do Cego-4º Domingo da Quaresma (Ano A) - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 30 de março de 2014

Cura do Cego-4º Domingo da Quaresma (Ano A)

 Cura do Cego
4º Domingo da Quaresma
Evangelho de Jo 9,1.6-9.13-17.34-38
1. Caminhando, viu Jesus um cego de nascença.
6. Dito isso, cuspiu no chão, fez um pouco de lodo com a saliva e com o lodo ungiu os olhos do cego.
7. Depois lhe disse: Vai, lava-te na piscina de Siloé (esta palavra significa emissário). O cego foi, lavou-se e voltou vendo.
8. Então os vizinhos e aqueles que antes o tinham visto mendigar perguntavam: Não é este aquele que, sentado, mendigava?
9. Respondiam alguns: É ele. Outros contestavam: De nenhum modo, é um parecido com ele. Ele, porém, dizia: Sou eu mesmo.

13. Levaram então o que fora cego aos fariseus.
14. Ora, era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
15. Os fariseus indagaram dele novamente de que modo ficara vendo. Respondeu-lhes: Pôs-me lodo nos olhos, lavei-me e vejo.
16. Diziam alguns dos fariseus: Este homem não é o enviado de Deus, pois não guarda sábado. Outros replicavam: Como pode um pecador fazer tais prodígios? E havia desacordo entre eles.
17. Perguntaram ainda ao cego: Que dizes tu daquele que te abriu os olhos? É um profeta, respondeu ele.
34. Responderam-lhe eles: Tu nasceste todo em pecado e nos ensinas?... E expulsaram-no.
35. Jesus soube que o tinham expulsado e, havendo-o encontrado, perguntou-lhe: Crês no Filho do Homem?
36. Respondeu ele: Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele?
37. Disse-lhe Jesus: Tu o vês, é o mesmo que fala contigo!
38. Creio, Senhor, disse ele. E, prostrando-se, o adorou.
Reflexão

As leituras deste domingo definem a experiência cristã como "viver na luz". No Evangelho, Jesus apresenta-se como "a luz do mundo"; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da autossuficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena. Da ação de Jesus nasce, assim, o Homem Novo, isto é, o Homem elevado às suas máximas potencialidades pela comunicação do Espírito de Jesus. Que também nós possamos ser abertos à Luz de Cristo e a façamos resplandecer em nossas vidas como o fez Maria.[a]

Oração

Senhor, afastai de mim o preconceito, que me impede de compreender os sinais que me fazeis, e me leva tantas vezes a interpretar mal meus irmãos. 
Dai-me um coração sincero e simples, aberto para a verdade e sem prevenção contra o amor. 
Ajudai-me a compreender que é melhor enganar-me confiando na sinceridade alheia, do que tratar a todos com suspeita. Mas, principalmente, Senhor, fazei-me dócil e obediente ao que me dizeis através das pessoas ao meu redor. Que eu não me fixe nas suas imperfeições, mas apenas na verdade do que me dizem. 
Que em tudo que fazem eu veja em primeiro lugar bondade, amor, vontade de ajudar. 
Que eu seja mais rápido em desculpar do que em acusar, e que eu veja tudo apenas através do filtro da caridade. Amém.[b]

Fonte : Revista O Mílite (março/2014) [a]

Revista de Aparecida (março/2014) [b]



4 comentários :

  1. Esta Santa leitura é muito iluminadora, pois é o próprio Cristo no Evangelho. Nos ensina conforme o comentário, a ter uma visão nova no mundo. Nós cristãos católicos devemos testemunhar vivendo iluminados por Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Esta Santa leitura é muito iluminadora, pois é o próprio Cristo no Evangelho. Nos ensina conforme o comentário, a ter uma visão nova no mundo. Nós cristãos católicos devemos testemunhar vivendo iluminados por Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Esta Santa leitura é muito iluminadora, pois é o próprio Cristo no Evangelho. Nos ensina conforme o comentário, a ter uma visão nova no mundo. Nós cristãos católicos devemos testemunhar vivendo iluminados por Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Esta Santa leitura é muito iluminadora, pois é o próprio Cristo no Evangelho. Nos ensina conforme o comentário, a ter uma visão nova no mundo. Nós cristãos católicos devemos testemunhar vivendo iluminados por Cristo.

    ResponderExcluir

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé