Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Jesus Fala Sobre João Batista - 3º Domingo do Advento (Ano A)

 Jesus Fala Sobre João Batista

"Ele preparará o teu caminho diante de ti" 

3º Domingo do Advento - Ano A

Evangelho de Mt 11, 2-11

2. Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos: 3. Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro? 
4. Respondeu-lhes Jesus: Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: 5. os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres... 6. Bem-aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda!

7. Tendo eles partido, disse Jesus à multidão a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8. Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis. 9. Então por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta.

10. É dele que está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho (Ml 3,1).
11. Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.


Mateus compara a proposta de Jesus com os profetas, primeiramente na resposta dada a João Batista e, depois, no elogio da sua pessoa. Na prisão e próximo ao martírio, João ouviu falar das "obras do Messias". Todavia, segundo o precursor, isso deve ser verificado.

No Jordão, Jesus lhe havia respondido: "Deixa estar por enquanto, pois assim nos convém cumprir toda a justiça" (Mt 3,15). Agora Jesus lhe mostra esta justiça, em conformidade com o projeto de Deus, realizada exatamente naquilo que está fazendo (Mt 11,2-6). Enumera uma série de milagres que culminam no fato de que "aos pobres é anunciada a boa notícia", o prodígio que  caracteriza o "ano da graça de Javé", o ano jubilar, anunciado aos repatriados do exílio babilônico em Is 61,1-3. Jesus faz o elogio de João Batista, de sua própria iniciativa, quando os discípulos de João foram embora. Não se trata de elogio de bajulador, mas delineia a identidade do precursor e de quem esteja à procura do Messias, a fim de provocar nos ouvintes uma adequada tomada de posição (Mt 11,7-11). Depois, Jesus esclarece a função do Batista, na história da salvação. João é o maior entre os nascidos de mulher, porque com ele chegam ao ápice a lei e todos os profetas. Agora, porém, começou o anúncio do Evangelho e chegou o Reino de Deus, embora entre sofrimentos e perseguições. O menor no Reino é maior do que João Batista, assim como a menor parte da realidade é maior do que tudo aquilo que permanece ainda nos desejos. Isso é muito importante também para nós, ao comparar Cristo com qualquer outra pessoa: até nos ensinamentos, Ele é maior, mas ainda mais na realidade nova que nos trouxe.

Oração

Senhor Jesus, admiro a humildade e o desprendimento de João, que preparou o caminho para vós. Não anunciava a si mesmo, não queria exaltar-se, sabia que vós, e não ele era o salvador. Cumpriu sua missão e, na hora certa, afastou-se discretamente. Todos, de um jeito ou de outro, já experimentamos que não é fácil retirar-nos do primeiro plano, para deixar a outros a continuação da tarefa. Ajudai-nos, Senhor, a saber a hora certa, e deixar tranquilamente  a cena, para que outros possam continuar vossa obra, quem sabe se de um jeito diferente, mas até melhor. Fazei que, apesar de tudo, nós nos alegremos vendo que o futuro vai nascendo, porque vosso Evangelho é maior que nós. Abençoai e fortalecei os que nos substituem ao cair da tarde. Amém. 

Fonte: 
Revista O Mílite - dezembro/2013 [a]
Revista de Aparecida - dezembro/2013 [b]

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog