Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Fuga Para o Egito - Festa da Sagrada Família (Ano A)

Fuga Para o Egito

"Chamei o meu filho"

Festa da Sagrada Família - Ano A

Evangelho de Mt 2,13-15.19-23


13. Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.

14. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1).

19. Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: 20. Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.

21. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 22. Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia

23. e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.


O Egito sempre representou, para os judeus residentes na Terra Santa, o mais prático lugar de refúgio. Isso valia também no tempo de Herodes Magno, quando os romanos dominavam o Egito (v. 13).
Nos vv. 14 e 15, o profeta não nomeado é Oseias (Os 11,1). O profeta fala do povo de Israel, que Deus tirou da escravidão do Egito, tratando-o como filho, enquanto este se tornou indigno desse amor. É assim acenado um tema que será bem desenvolvido no resto do Evangelho de Mateus, isto é, que em Jesus se realizou plenamente tudo o que Deus havia pedido em vão ao Seu povo.

Nos vv. 19-20, falando no plural "os que buscavam tirar a vida do menino", talvez o evangelista queira aludir a toda Jerusalém que era solidária com Herodes e, sobretudo, aos muitos futuros inimigos de Jesus que depois quiseram a Sua morte.

Arquelau foi mal visto pelos seus súditos, por causa de sua crueldade, a tal ponto que os romanos o depuseram no ano 6 d.C. Portanto, é historicamente certo o julgamento de Mateus, que considera a Galiléia como uma região politicamente mais tranquila do que a Judeia (v. 22).

No v.23, a frase, aqui genericamente atribuída aos profetas, não aparece em nenhum lugar do Antigo Testamento. É claro, porém, que o evangelista pretende retrucar a quem defendia que o Messias não poderia vir de Nazaré, nem da Galileia (cf. Jo 1,46; 7,41.52). Entretanto, juntamente com esse significado, para o evangelista, o termo "Nazareno" devia ter um outro: provavelmente aludia ao termo hebraico néçer, que significa "broto". Haveria assim uma alusão ao oráculo messiânico de Is 11,1.

Oração

Senhor, aceito a vida como é, com suas dificuldades e suas pequenas alegrias, na monotonia do dia a dia, sem nada ver de extraordinário. Não vos peço milagres, pois que me basta o milagre do amor que vos obriga a cuidar de mim. 

Dai-me sabedoria e prudência para manter um pouco de ordem em minha vida, do corpo e da alma. Ensinai-me a usar bem das coisas e a viver bem com as pessoas, para ter a felicidade possível agora.

Dai-me a coragem de arriscar-me nas iniciativas, e disposição para o trabalho continuado e as longas caminhadas na procura das saídas necessárias. 

Guardai-me dos perigos, principalmente dos que vêm de mim mesmo. E dai-me a alegria paciente de viver cada dia à espera que chegue a tarde e o tempo da volta. Amém. 

Fonte:
Revista O Mílite - dezembro/2013 [a]
Revista de Aparecida - dezembro/2013 [b]

Comentários

  1. Gostei do post!! Um Ano Novo repleto de saúde, serenidade e shalom do pai.
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços fraternos e Feliz 2014.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post!! Um Ano Novo repleto de saúde, serenidade e shalom do pai.
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços fraternos e Feliz 2014.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog