Roteiro de Oração do Rosário-Terceira Dezena dos Mistérios Gozosos - Devoção e Fé - Blog Católico

sábado, 5 de outubro de 2013

Roteiro de Oração do Rosário-Terceira Dezena dos Mistérios Gozosos


O roteiro de oração propõe contemplar o nascimento de Jesus em Belém (Lc 2,1-20), o terceiro mistério gozoso. Para rezar sozinho ou em grupo. crie um ambiente de oração, colocando no centro a Palavra de Deus, que nos alimenta e dá vida e que Maria guardava no coração.
A sugestão é que a Bíblia seja depositada numa manjedoura. As pessoas do grupo que se reuniu para rezar podem depositar seus pedidos, intenções e necessidades, escritos num papel. Junto à Palavra, vamos pôr também flores e uma vela. Escolhamos uma música que ajude a criar um clima orante. Sugiro "Maria da minha infância" do Padre Zezinho.
  
Roteiro de Oração do Rosário

Terceira Dezena dos Mistérios Gozosos

Meditando o Nascimento de Jesus

Leitor 1. Queridos irmãos e irmãs, como Maria sintamos a presença da Trindade Santa que nos anima e nos envolve com seu grande amor. Iniciemos nosso encontro fraterno de oração.

Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Leitor 2. Maria deu à luz um novo nascimento, pois chegado o dia deu à luz seu Filho, revelação plena de Deus, marcando assim a chegada plena do Reino. A vida foi gerada e a espera foi vencida, espera até certo ponto angustiante, diante dos acontecimentos dolorosos que atingem diretamente a vida de um povo cansado de esperar, e chegam assim também às condições da história desse povo e de sua fé na revelação de um Deus mais humano e mais materno e pai.

Leitor 3. "Maria realiza as três qualidades básicas do discípulo fiel. Ela acolhe a Palavra de Deus com fé (relato da Anunciação em Lc 1, 28-38),  conserva a Palavra no coração e a medita, confrontando-a com os fatos (Lc 2,19 e Lc 2,51) e frutifica esta Palavra viva, sendo uma pessoa de intensa fé ('feliz de você que acreditou' em Lc 1,45) e a mãe do Messias ('bendito é o fruto do teu ventre' em Lc 1,42). Somente Lucas traz o grito da mulher: 'Feliz o ventre que te gerou e o seio que te amamentou', em claro elogio à maternidade biológica. Mas Jesus responde: 'Antes, felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a realizam' (Lc 11,27). Antes de ser uma crítica a Maria, este texto revela sua real importância. A maternidade é consequência e expressão de sua fé" (Irmão Afonso Murad).

Leitor 4. Abramos nosso coração para ouvir a Palavra de Deus, no Evangelho de Lucas 2,1-20.

Leitor 1. Deixemos ressoar a Palavra de Deus no nosso coração e pensemos que neste acontecimento e sobretudo no gesto de Maria, que envolve Jesus em faixas e panos, a glória de Deus envolve os pastores em sua luz. Contemplemos a jovem Maria, muito ocupada com o recém-nascido, sinal do seu amor, cuidado e ternura e, por outro lado, a manifestação de um Deus ocupado em envolver a humanidade com a sua luz. Rezemos esta dezena contemplando e sentindo essa luz em nossos corações, acendamos uma vela e a cada Ave-Maria vamos passando-a de mão em mão.

Leitor 2. Concluindo este momento de oração, reflexão e partilha rezemos: Deus Pai amoroso e misericordioso, que destes à Virgem Maria um coração sábio e dócil, para que cumprisse perfeitamente vossa vontade; um coração novo e bom, no qual pudésseis gravar a lei da aliança nova; um coração simples e puro, para que pudesse conceber vosso filho amado e contemplar-vos para sempre, um coração forte e vigilante, para suportar sem desfalecer a espada da dor e esperar com fé a ressurreição de vosso Filho, ajudai-nos a seguir seus passos no caminho da vida e da fé. Amém.

Leitor 3. Maria, estrela da evangelização!

Todos. Intercedei por nós.


Autor: Padre Julio Caprani

Fonte: Revista O Mílite (maio/2013)



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé