Roteiro de Oração do Rosário-Primeira Dezena dos Mistérios Gozosos - Devoção e Fé - Blog Católico

sábado, 5 de outubro de 2013

Roteiro de Oração do Rosário-Primeira Dezena dos Mistérios Gozosos


Vamos começar o nosso caminho de oração do Rosário refletindo sobre o anúncio do anjo a Maria (Lc 1, 26-38), o primeiro mistério da alegria. É importante preparar o ambiente com uma imagem de Nossa Senhora, uma Bíblia aberta, uma vela acesa e flores. Escolher um cântico mariano bonito que ajude a rezar bem e que todos saibam cantar. Caso você esteja rezando sozinho, simplesmente escute um canto escolhido, deixando que as palavras, em harmonia com a melodia, entrem no coração.
A oração pode ser introduzida com as palavras do roteiro ao lado ou adaptada caso você esteja rezando sozinho.

Roteiro de Oração do Rosário

Primeira Dezena dos Mistérios Gozosos

Meditando a Anunciação do Anjo

Leitor 1. Queridos irmãos e irmãs, todos as nossas ações devem começar em nome da Santíssima Trindade e buscar a comunhão com ela. Por isso, iniciando a nossa oração invoquemos o nosso Deus.

Todos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitor 2. No seu caminho de fé, Maria discerniu o projeto de Deus e buscou realizá-lo em sua vida. Fez isso sem se distanciar da vida, dos problemas e das alegrias de seu povo. No seu testemunho, muitas vezes silencioso, Ela mostrava interesse pela vida das pessoas como sinal de amor de Deus por elas e as enchia do Espírito Santo. Tudo isto fica claro na visita a Isabel (Lc 1, 56), na acolhida das palavras dos pastores (Lc 2, 19) e nas bodas de Caná (Jo 2, 5).

Leitor 3. Também nós queremos ficar perto das pessoas e ajudá-las no caminho da vida para manifestar o amor que Deus tem por nós e nós temos por Ele.

Leitor 4. Quais os principais gritos que ouvimos em nossas comunidades, em nossas famílias, em nossa vida pessoal, a que ainda não sabemos como responder? O que nos impede de ser mais solidários? O que está impedindo nossa resposta no caminho de fé?

Leitor 1. No trecho do Evangelho que vamos ler, Lucas apresenta Maria como uma jovem mulher atenta a Deus e disponível ao seu projeto. O anjo de Deus começa com uma saudação simples: alegra-te cheia de graça. Maria é convidada a participar da alegria do novo tempo que começa com a vinda de Jesus, e recebe um nome novo que nenhuma outra pessoa na Bíblia recebeu, cheia de graça, agraciada. O Senhor está com Ela. Maria tem uma missão exigente, mas o Senhor está ao seu lado, dando-lhe forças para realizar o que lhe pede. O Espírito que veio sobre Maria também vem sobre nossas comunidades e sobre cada um de nós para fortalecer-nos criativamente e oferecer a compaixão de Deus.

Leitor 2. Leitura do Evangelho de Lucas 1, 26-38.

Leitor 3. Depois de escutar este trecho do Evangelho, quais as atitudes de Maria que podemos assumir em nossa caminhada de fé? Façamos uma pequena partilha dos sentimentos e motivações que nascem diante da Palavra de Deus.

Leitor 4. Rezemos esta dezena do nosso Rosário, contemplando a alegria e disponibilidade de Maria.

Leitor 1. Para finalizar o nosso momento de oração, rezemos esta oração:

Todos. Ó Trindade Santa, ensinai-nos pelo exemplo de Maria a nos aproximar mais da vida de nossos irmãos e irmãs, preferencialmente dos mais pobres e necessitados. Que a intercessão desta nossa Mãe, estrela da evangelização, nos garanta a iluminação do Espírito Santo para seguirmos mais de perto a Jesus Cristo. E que nossa presença, nossas atitudes e palavras sejam capazes de testemunhar o teu amor de Pai para com todos os teus filhos e filhas, ajudando-nos a discernir nossa vocação e missão na construção de teu Reino! Amém.

Leitor 2. Maria, estrela da evangelização!

Todos. Intercedei por nós.
  
Autor: Padre Julio Caprani

Fonte: Revista O Mílite (março/2013)



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé