Semana Nacional da Família 2013 (11 a 17 de agosto) - Devoção e Fé - Blog Católico

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Semana Nacional da Família 2013 (11 a 17 de agosto)

  

Semana Nacional da Família 2013


Teve início no domingo (11), e prossegue até o dia 17 de agosto, a Semana Nacional da Família 2013, com o tema “Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”. O evento é realizado nas comunidades eclesiais do Brasil. A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB convida as lideranças paroquiais para promoverem com intensidade e criatividade a família cristã nas comunidades e, principalmente, nas cidades. A Semana da Família é para “todos aqueles que acreditam e amam a família”, conforme o convite da Comissão.
Como recorda o Documento de Aparecida a “família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e é patrimônio da humanidade inteira. Em nossos países, uma parte importante da população está afetada por difíceis condições de vida que ameaçam diretamente a instituição familiar. Em nossa condição de discípulos e missionários de Jesus Cristo, somos chamados a trabalhar para que esta situação seja transformada e que a família assuma seu ser e sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja”. (DA 451)


Benção Apostólica do Papa Francisco

O Papa Francisco enviou uma benção apostólica para os fiéis, comunidades e paróquias que participam, no Brasil, da Semana Nacional da Família.
A seguir, a íntegra da mensagem do Papa Francisco:

Vaticano, 6 de agosto de 2013.

Queridas famílias brasileiras,

Guardando vivas no coração as alegrias que me foram proporcionadas durante a recente visita ao Brasil, me sinto feliz em saudá-las por ocasião da Semana Nacional da Família, cujo tema é "A transmissão e a educação da fé cristã na família", encorajando os pais nessa nobre e exigente missão que possuem de ser os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e a segurança de um bom futuro. Para isso, "é importante que os pais cultivem as práticas comuns de fé na família, que acompanhem o amadurecimento de fé dos filhos" (Carta Encíclica Lumem Fidei, 53). Neste sentido, os pais são chamados a transmitir, tanto por palavras como, sobretudo pelas obras, as verdades fundamentais sobre a vida e o amor humano, que recebem uma nova luz da revelação de Deus. De modo particular, diante da cultura do descartável, que relativiza o valor da vida humana, os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta deva sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida. Fazendo votos de que vocês, queridas famílias brasileiras, sejam o mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé e como penhor de graças do Alto, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo a benção apostólica. 
Francisco
(Fonte: CNBB)


Transmissão da Fé na Família

A Semana Nacional da Família está sendo celebrada em todas as paróquias e comunidades do território brasileiro. Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA) é o Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB. Contatado pela RV, ele explica o porquê do tema "Transmissão da fé na família":

“Este tema já foi tratado por encontros internacionais no Vaticano e também em outros encontros internacionais da família; entendemos que é um tema muito importante também quando vemos que as famílias mais novas têm dificuldade para transmitir a fé às novas gerações, especialmente nos casos em que o homem e a mulher trabalham fora de casa, e quando chegam em casa têm mil coisas para cuidar e outros pontos de atração, como a TV, a Internet, e outras coisas. Assim, é muito fácil que as novas gerações cresçam com uma espécie de mandato que os pais dão para a escola: “Lá na escola eles vão apreender tudo”, mas isto não é plenamente verdade, porque na escola aprendem-se muitas coisas, mas nada pode substituir a voz do pai ou da mãe que falam das coisas mais profundas e preciosas na vida de uma pessoa”.
(CM) - 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé