Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Procissão: Um Símbolo da Caminhada da Vida

Procissão: Um símbolo da caminhada da vida

Vamos fazer uma procissão?

Hoje em dia não é fácil convocar o povo para sair caminhando. Certamente, a urbanização e o trânsito nas grandes cidades tornaram-se um obstáculo para promover tais eventos. Mas, há também outras razões: a dispersão de interesses e de programas, o individualismo como indiferença ao outro e o pluralismo social, que dificulta uma convocação capaz de motivar a todos.
O que vem a ser uma procissão? A palavra vem do latim "procedere", que significa ir em frente, caminhar adiante. Ao mesmo tempo, a procissão tem suas características: é uma caminhada que se faz sempre junto com outros, a partir de uma motivação religiosa; todos caminham lado a lado na mesma direção, sem que seja necessário ter uma meta aonde chegar, porque é um evento que tem uma significação em si mesmo.
Qual é a sua simbologia? A procissão manifesta alguns aspectos fundamentais do ser humano: é símbolo da caminhada da vida humana, em seu anseio profundo de seguir sempre em frente, de jamais ficar parada ou de viver isolada. E simboliza também o sonho de convivência social como união de todos, na solidariedade de andar lado a lado na mesma direção. Além disso, pelo seu caráter religioso, a procissão é uma profissão de fé de que somente Deus, manifestando também nos Santos, é o horizonte capaz de unir os passos da humanidade.
Em nossa Igreja Católica, podemos distinguir dois tipos de procissões: as procissões devocionais e as litúrgicas. As devocionais ocorrem nas festas dos santos, na Semana Santa, principalmente na Sexta-feira Santa e também nas procissões penitenciais. As procissões litúrgicas estão ligadas a alguma celebração sacramental, como procissão de entrada, procissão da oferendas e de modo especial a procissão da festa do Corpo de Deus.
Vivemos em um mundo pluralista, onde é importante manifestar com clareza a identidade da nossa fé. Por isso a procissão, além da sua dimensão simbólica, é uma manifestação pública da comunidade católica, convocando todos para que superem uma religiosidade individualista e integrem a caminhada do Povo de Deus. Quando cantamos a Nossa Senhora: "Ó vem conosco, vem caminhar!", quando levamos os andores e estandartes dos nossos santos pelas ruas, nós unimos os que vivem no céu e os que estão na terra numa única caminhada em direção à Terra prometida da fraternidade, da justiça e da paz.
(Autor: Pe. José Ulysses daSilva, C.Ss.R.)

Fonte: Revista de Aparecida - maio/2013 


Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog