Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Domingo da Santíssima Trindade-Pai, Filho e Espírito Santo (Ano C)

 Domingo da Santíssima Trindade

Evangelho de Jo 16,12-15

Jo 16, 12 Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. 13 Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará. 15 Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse: Há de receber do que é meu, e vo-lo anunciará.

Reflexão: Pai, Filho e Espírito Santo
Neste trecho do segundo discurso da última ceia, Jesus volta a falar sobre a promessa do Espírito Santo. Jesus diz que o Espírito Santo será intermediário, ao longo da história, entre as pessoas divinas e nós. Está para tomar o seu lugar e dirá aos discípulos as coisas que Ele agora não lhes pode dizer, porque não são capazes de suportar o peso delas. Não é que não possuam inteligência, mas o seu mistério e o da Trindade necessitam da experiência vivida para serem aprofundados. E as exigências do testemunho se manifestam diante dos fatos, muitas vezes entre obstáculos e perseguições: aí então o Espírito será  de fato o outro Consolador ou Paráclito ou Advogado de defesa. Essa ação é anunciada com as seguintes duas frases: "Ele vos conduzirá à verdade plena" e "vos anunciará as coisas futuras", ou melhor, "vindas e que virão", pois trata-se não do futuro distante, mas do futuro que, instante por instante, chega ao nosso presente e que também nós chamamos de acontecimentos.
Esse anúncio e essa orientação são realizados pela mediação do Espírito Santo, antes de tudo entre a segunda pessoa da Trindade, Jesus Cristo, e nós. De fato, Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. E em relação a Ele, o Paráclito é "o Espírito da Verdade". Com efeito, "não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido... receberá do que é meu e vos anunciará". O último versículo acena à mediação do Espírito Santo entre a primeira pessoa da Trindade, o Pai, e nós. Tal mediação passa através da obra do Filho. Porque, se o Espírito guia à verdade toda que é Cristo, recebendo do que é dele, Jesus acrescenta: Tudo o que pertence ao Pai, é meu também". [1]

Oração

Senhor Jesus, hoje vos quero pedir pela Igreja, por todos nós que somos a comunidade dos vossos discípulos.
Já não estais visivelmente entre nós. Cremos, porém, que continuais sendo nosso centro de atração e unidade.
Intensificai entre nós a presença do vosso Espírito da Verdade, que nos guie sempre, mas de modo especial nestes tempos mais confusos. Que ele nos ajude a distinguir entre a verdade imutável e as verdades humanas, cambiantes e instáveis. Faça-nos fiéis à verdade, sem nos apegar a tradições, ideias e costumes de povos e culturas. 
Principalmente, Senhor, que vosso Espírito da Verdade nos faça compreender que a verdade mais importante é a do amor, que transforma e une, e da qual viveremos por toda a eternidade. Amém. [2]

Fonte:  Fonte: Revista Brasil Cristão maio/2013 [1] - Revista de Aparecida maio/2013 [2]

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog