Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Primeiro Dia do Papa Francisco: Oração à Nossa Senhora e Missa na Capela Sistina - 14/03/2013


Papa Francisco reza diante do Altar de Nossa Senhora

Cidade do Vaticano (RV) 14/03/2013 - Papa Francisco foi nesta manhã até a Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, para uma oração a Nossa Senhora, como tinha anunciado ontem aos fiéis nas suas primeiras palavras dirigadas do Balcão central da Basílica Vaticana de São Pedro logo após a sua eleição. O Papa deixou uma pequena oferenda floral que ele mesmo levou até o altar da Salus Populi Romani, a devoção presente na Basílica, o mais antigo templo dedicado à Virgem Maria no ocidente.

As agências de notícias destacam que o Papa não utilizou o automóvel tradicionalmente usado pelos Pontífices com a placa SCV 1, mas sim um veículo com uma simples placa do Vaticano SCV 3578.

Acompanharam o Papa o Prefeito da Casa Pontifícia, Dom George Gaenswein, e o Vice-prefeito da Casa Pontifícia, Leonardo Sapienza. Foi uma visita muito breve, caracterizada exclusivamente pelo recolhimento do Papa Francisco em oração diante do Altar de Nossa Senhora.

Um dos sacerdotes que estava lá é Padre Elio Monteleone, penitencieiro da Basílica de Santa Maria Maior, que declarou à agência Ansa: “Parecia que ele fosse Papa há muito tempo; estava bem à vontade”.

“Cumprimentou-nos e disse a cada um de nós algumas palavras. Foi muito acolhedor e simples”. (Fonte: Radio Vaticano)



 Papa Francisco: "Edificar a Igreja no sangue do Senhor"

Cidade do Vaticano (RV) 14/03/2013 - O Papa Francisco presidiu a celebração eucarística na tarde desta quinta-feira, na Capela Sistina, no Vaticano, com os cardeais que participaram do Conclave.

Em sua homilia, o novo pontífice ressaltou que viu algo em comum nas três leituras da missa, ou seja, o movimento. "Na primeira leitura, o movimento é o caminho, na segunda, o movimento está na edificação da Igreja, e no Evangelho, o movimento se encontra na confissão. Caminhar, edificar e confessar", sublinhou.

A primeira coisa que Deus disse a Abraão foi: "Caminha na minha presença e sê irrepreensível. A nossa vida é um caminho. Quando paramos, alguma coisa está errada. Caminhar sempre na presença do Senhor, na luz do Senhor, buscando viver com aquela irrepreensibilidade que Deus pede a Abraão na promessa", frisou o Papa Francisco.

Depois o Santo Padre prosseguiu com o edificar. "Edificar a Igreja, fala-se de pedras. As pedras têm consistência, mas pedras vivas, pedras ungidas pelo Espírito Santo. Edificar a Igreja, Esposa de Cristo, sobre a pedra angular que é o Senhor".

O terceiro ponto da homilia do Papa foi o confessar. "Nós podemos caminhar como queremos, podemos construir muitas coisas, mas se não confessamos Jesus Cristo, algo está errado. Tornamo-nos uma ONG piedosa, mas não a Igreja, Esposa do Senhor. Quando não se caminha, se para. Quando não se edifica sobre as pedras o que acontece? Sucede como acontece com as crianças na praia quando fazem castelos de areia, tudo desaba, pois não tem consistência", disse ainda.

O Papa lembrou-se de uma frase de Leon Bloy que diz: "Quem não reza para Deus, reza para o diabo". "Quando não se confessa Jesus Cristo, se confessa o mundanismo do diabo, o mundanismo do demônio", destacou.

"Caminhar, edificar-construir, confessar, não é tão fácil, porque no caminhar, no construir, no confessar muitas vezes existem abalados, há movimentos que não são movimentos próprios do caminho. São movimentos que nos puxam para traz", disse ainda o Papa Francisco.

A passagem do Evangelho proposta na liturgia prossegue com uma situação especial. O próprio Pedro que confessou Jesus Cristo lhe disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Eu te seguirei, mas não falaremos de Cruz. Isso não tem nada a ver. Eu te seguirei com outras possibilidades, sem a Cruz".

"Quando caminhamos sem a Cruz, quando edificamos sem a Cruz e quando confessamos um Cristo sem a Cruz, não somos discípulos do Senhor: somos mundanos, somos bispos, sacerdotes, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor"
, frisou o pontífice.

"Eu gostaria que todos nós, depois desses dias de graça, tivéssemos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor, de construir a Igreja no sangue do Senhor, derramado na Cruz, e confessar a única glória, Cristo Crucificado. E assim a Igreja caminhará para frente. Desejo a todos nós que o Espírito Santo, a oração de Maria, nossa Mãe, nos conceda esta graça: caminhar, edificar e confessar Jesus Cristo Crucificado", concluiu o Papa Francisco.

Uma oração especial foi elevada a Deus para que o Papa emérito, Bento XVI, possa servir a Igreja no recolhimento com uma vida dedicada à oração e meditação. (MJ) (Fonte: Radio Vaticano)


- Antes da missa na Capela Sistina, o papa recém-eleito foi a uma escola em Roma para se encontrar com crianças. O novo papa, conhecido por seu trabalho com os mais humildes nas favelas de Buenos Aires, encantou a multidão na Praça de São Pedro, em sua primeira aparição pública como papa na quarta-feira (13). Ele usava vestes brancas, sem adornos, e cumprimentou os fiéis de maneira familiar: "Irmãos e irmãs, boa noite."

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog