Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Primeiro Dia de Conclave e Primeira Fumaça-12/03/2013

 Primeiro Dia de Conclave e a Primeira Fumata 

Às 19:41 horas de Roma desta terça-feira saiu a primeira fumata negra da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, indicando a primeira votação do Conclave. Uma abundante fumaça que, mesmo sendo preta, provocou alvoroço na multidão que enchia a Praça São Pedro.
 
A fumaça escura indica que houve votação na primeira jornada do Conclave mas nenhum cardeal obteve os dois terços (77) votos necessários para ser eleito Pontífice. A fumata (fumaça em italiano) é o resultado da incineração das cédulas e das anotações usadas pelos 115 cardeais eleitores.

Como os cardeais não conseguiram escolher o novo Papa na primeira votação, seguem confinados na Casa de Santa Marta, e o conclave para eleger o sucessor de Bento XVI continua nesta quarta-feira, com duas votações pela manhã e outras duas à tarde. Se espera a segunda fumata para o meio-dia (hora de Roma, 8h no horário de Brasília) desta quarta-feira 13 de março. [1]

 ******************************
 Missa Pro Eligendo Pontifice

Esta terça-feira teve início com a chegada dos Cardeais na Casa Santa Marta a partir das 7 horas da manhã, seguido da Missa Pro Eligendo Pontífice (para a eleição do Romano Pontífice) presidida pelo  Decano do Colégio Cardinalício, Card. Angelo Sodano. A Basílica, aberta aos fiéis, estava lotada, para invocar a ação do Espírito Santo. Todos os cardeais presentes em Roma, eleitores ou não, participaram na cerimônia.

Em sua homilia, logo no início o Card. Sodano renovou a gratidão de toda a Igreja ao “amado e venerado Pontífice Bento XVI”. E recordou a intenção desta Missa, ou seja, “implorar do Senhor que mediante a solicitude pastoral dos Padres Cardeais queira em breve conceder outro Bom Pastor à sua Santa Igreja”. Dom Angelo Sodano apelou pela "colaboração" e pela "unidade" dentro da Igreja.

Falou sobre a missão do Papa: a atitude fundamental de todo bom Pastor é dar a vida por suas ovelhas (cfr Jo 10,15). Isto vale, sobretudo, para o Sucessor de Pedro, Pastor da Igreja universal. Porque quanto mais alto e mais universal é o ofício pastoral, tanto maior deve ser a caridade do Pastor.

No sulco deste serviço de amor pela Igreja e pela humanidade inteira, recordou, os últimos Pontífices foram artífices de muitas iniciativas benéficas também para os povos e a comunidade internacional, promovendo sem cessar a justiça e a paz. Rezemos para que o futuro Papa possa continuar esta incessante obra em nível mundial, disse o Card. Sodano, que concluiu:


“Meus irmãos, rezemos a fim de que o Senhor nos conceda um Pontífice que realize com coração generoso tal nobre missão. É o que Lhe pedimos por intercessão de Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos, e de todos os Mártires e Santos que ao longo dos séculos deram glória a esta igreja de Roma.”

Na parte da tarde, exatamente às 17hs34min, as portas da Capela Sistina foram fechadas dando início ao Conclave. A cerimônia de juramento e o ‘extra omnes’ (todos fora!), concluíram a celebração desta tarde que teve início às 16hs30min com a procissão na Capela Paulina até a Capela Sistina, enquanto os Cardeais entoavam a Ladainha de Todos os Santos. Após entrar no local do Conclave, os Cardeais eleitores cantaram o ‘Veni Creator’, invocando o Espírito Santo. Fechadas as portas, todas as atenções se voltaram para a chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, à direita da Basílica de São Pedro.

A forma como é realizada a eleição dos Papas, cercada de segredos e com rituais que atravessam séculos, enche de mistério todo o processo, que acaba se tornando um acontecimento planetário, não somente pela universalidade da Igreja Católica, mas pela peculiaridade destes ritos. A fumaça que sai pela chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, indicando ou não a eleição do novo Pontífice em determinada votação, é um dos exemplos disto. (JE) [2]

Fonte: G1 / Radio Vaticana [2]  / ACI [1]

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog