Novena e seu significado - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Novena e seu significado

 Novena e seu significado

Novena é um encontro para orações, realizado durante o período de nove dias. Um momento de oração, individual ou em grupo, realizada em devoção a algum Santo, a Jesus Cristo ou a Nossa Senhora.
É normalmente realizada como manifestação de devoção à Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), ou a Virgem Maria, anjos e santos.

Essa tradição começou entre a Ascensão de Jesus Cristo ao Céu e a descida do Espírito Santo, quando passaram-se nove dias (cf. Atos 1,3; 2,1). Maria, mãe de Jesus, junto com os apóstolos, ficou em oração durante nove dias, rezando pela vinda do Espírito Santo. Esta foi a primeira novena cristã chamada de pentecostes. Maria nos ensina nesta oração a sermos perseverantes na fé e não desistirmos, porque está escrito no eclesiástico:

"Ai dos corações tímidos que não confiam em Deus e perderam a paciência." (Eclo 2, 15-16)

Para repetir um dos costumes religiosos mais antigos, é importante que busque um local tranquilo e que sejam feitas sempre no mesmo horário.

As novenas são feitas para pedir uma graça, para agradecer pela graça alcançada ou para louvar a Deus. Podem ser feitas em datas próximas aos dias que são festejados os santos e também em qualquer período do ano. Se possível, rezar em grupo, pois fortalece a oração e todos os pedidos se tornam um só. É um momento dedicado a meditação e reflexão.
A novena aproxima as pessoas de Deus, seja quem está rezando ou para aqueles a quem as orações são voltadas. Feita com fé e devoção transforma o modo de enxergar o mundo e as dificuldades diárias.

Reserve uma parte da oração para reflexões sobre o sacrifício de Jesus e para o que realmente se deseja com a novena. agradeça a Deus, aos santos e anjos por estar vivo e por todas as graças já recebidas.
A novena pode ser composta por uma oração repetida durante todos os dias ou por um ritual que muda a cada dia. Normalmente se faz uma oração inicial, uma prece especial do dia e outra final. Durante as orações, você pode repetir o pedido que espera ser atendido.  

Fonte: wikipédia  / www.a12.com

Novenas Virtuais:

*Capela Virtual-Padre Reginaldo Manzotti  (várias novenas)
*Divino Pai Eterno-Padre Robson (Pai Eterno, Perpétuo Socorro e Santo Terço)
*Novena de Nossa Senhora Aparecida 
*Capela Virtual (várias novenas)



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé