Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

São Lucas Evangelista - 18 de outubro

São Lucas Evangelista
Padroeiro:  Artesãos, escultores, médicos cirurgiões

São Lucas exercia a profissão de médico em Antioquia, quando foi convertido por São Paulo, que o chamou de "médico bem amado". Acompanhou a Paulo em várias viagens missionárias e esteve com ele no cárcere, tendo conhecido e vivido com os demais apóstolos. Cheio de sensibilidade e disponibilidade, foi um apóstolo dos mais solícitos. Lemos na Epístola aos colossenses: "Saúda-vos Lucas, o médico amado". 
Como se sabe, Lucas foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seu evangelho é o terceiro em ordem cronológica; os dois que o precederam foram escritos pelos apóstolos Mateus e Marcos.
Possuía sólida cultura científica e literária, tendo escrito o terceiro Evangelho e os Atos dos Apóstolos, revelando-nos os íntimos segredos da Anunciação, Visitação, o nascimento de Jesus e demais fatos que tomou conhecimento junto aos primeiros apóstolos da cristandade. 
Lucas não conviveu pessoalmente com Jesus e por isso a sua narrativa é baseada em depoimentos de pessoas que testemunharam a vida e a morte de Jesus. 

Segundo uma antiga tradição, foi pintor e deixou um retrato da Santíssima Virgem. Nunca se casou, nunca teve filhos. Embora uma tradição autorizada assegure que foi mártir, um documento do século III diz que morreu de morte natural aos 84 anos de idade, cheio do Espírito Santo. 
A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como "dia dos médicos", é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil acha-se definitivamente consagrado o dia 18 de outubro como "dia dos médicos".

Oração à São Lucas 1   

Glorioso São Lucas, que tivestes a graça de ser inspirado por Deus Altíssimo para escrever seu santo Evangelho, rogai por todos nós, para que sejamos sempre fiéis estudiosos das sagradas escrituras e confiantes seguidores de Cristo. Santo evangelista, intercedei por nós.

Oração à São Lucas 2

Oh Deus, que escolhestes São Lucas para revelar em suas palavras e escritos o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome, perseverás num só coração e numa só alma e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal, nos conduza a vida eterna. Amém.
São Lucas Evangelista, rogai por nós.



Fonte: http://noticias.cancaonova.com/

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog