Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Dia Mundial das Missões - Outubro/2012


A Campanha Missionária, é celebrada todos os anos no Mês de Outubro, destacando o penúltimo domingo como o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES. É um convite para agradecer a Deus o dom da fé, é a festa da catolicidade e da solidariedade em favor da missão universal da Igreja. Os cristãos são chamados a repensar a sua vocação à mundialidade e sua co-responsabilidade na evangelização no mundo inteiro, afinal, o mandamento do Senhor para nós é: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”.  

Este Dia é celebrado no mundo inteiro, por determinação do Papa, que envia na ocasião uma mensagem a todos os fiéis. Esta celebração é acompanhada de uma coleta pelas obras de evangelização e especialmente pelas necessidades das igrejas mais carentes de todos os países. Todos os países, também os mais pobres, dão a sua contribuição para este fundo de caridade que é a expressão mais concreta da verdadeira comunhão e participação entre todos os povos. Todas as contribuições confluem em um único fundo, que no mês de maio é repartido conforme as necessidades de cada país.

No Brasil 

O tema gerador sempre segue a Campanha da Fraternidade do ano corrente elaborado pela CNBB dando a ênfase, portanto no caráter missionário do tema, porém alguns anos quando se prepara para os Congressos Nacionais, Americanos e Latino Americanos missionários o tema segue o tema dos CAM e COMLA.

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresentaram à imprensa no dia 27 de setembro a Campanha Missionária 2012, cujo tema é "Brasil missionário partilha a tua fé". O evento aconteceu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

História 

No ano de 1922 foi eleito Papa o Cardeal-Arcebispo de Milão, Aquiles Ratti, que tomou o nome de Pio XI. Seu ardor missionário era de todos conhecido e, por isso mesmo, esperava-se dele um grande impulso à missão.

Logo no início de seu pontificado nomeou o primeiro bispo indígena, Mons. Roche, inaugurando, assim, uma série de prelados nativos de rito latino neste nosso século.

Neste mesmo ano celebrava-se o primeiro centenário da fundação da Obra Missionária da Propagação da Fé. Pio XI declarou-a "Pontifícia", junto com a Obra da Infância Missionária e a de São Pedro Apóstolo, confirmando-as e recomendando-as como instrumentos principais e oficiais da cooperação missionária de toda a Igreja Católica.

No Ano Santo de 1925 abriu, no Vaticano, uma esplêndida exposição missionária mundial. No ano seguinte (1926) publicou uma Encíclica sobre as missões, “Rerum Ecclesiae”, na qual reafirma a importância e os objetivos missionários programados no início de seu pontificado, consagrou os seis primeiros bispos chineses e atendendo o pedido dos membros das Pontifícias Obras Missionárias, no dia 24 de abril de 1926, institui o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES. Este dia é celebrado, em toda a Igreja, no penúltimo domingo do mês de outubro.

Pio XI fez um gesto surpreendente uns anos antes de instituir o Dia Mundial das Missões: Na festa de Pentecostes de 1922, ano em que foi eleito Papa, interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu e fez passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis na Basílica de São Pedro, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as missões.

Fonte: Pontifícias Obras Missionárias
http://www.portalsaofrancisco.com.br/

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog