Natividade de Nossa Senhora - 08 de setembro - Devoção e Fé - Blog Católico

sábado, 8 de setembro de 2012

Natividade de Nossa Senhora - 08 de setembro

 Natividade de Nossa Senhora - 08 de setembro

Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.
Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. 
Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.
Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.

 
Natividade de Nossa Senhora

O nascimento de Nossa Senhora ou a Natividade de Maria é celebrada no dia 8 de setembro, nove meses após a sua Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro.
Esta festa tem sua origem em Jerusalém. Começou a ser celebrada no século V como festa da Basílica Sanctae Mariae ubi nata est, atualmente conhecida como Basílica de Santa Ana. No século VII, já era celebrada pelas igrejas bizantinas e em Roma, como festa do nascimento da Bem-Aventurada Virgem Maria. A festa foi incluída no calendário tridentino em 8 de Setembro e permanece, até hoje, nesta data.
De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana, como resposta às suas preces. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus. Eram residentes em Jerusalém, ao lado da piscina de Betesda, onde hoje se ergue a Basílica de Santa Ana; e aí, num sábado, 8 de setembro do ano 20 a.C., nasceu-lhes uma filha que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico significa "Senhora da Luz", passado para o latim como Maria. Maria foi oferecida ao Templo de Jerusalém aos três anos, tendo lá permanecido até os doze anos.
A Igreja ensina que Maria foi concebida de maneira natural, mas foi miraculosamente preservada do pecado original para ser a mãe de Cristo. Esta concepção livre do pecado original é chamada de Imaculada Conceição.

São João Damasceno afirma que o nascimento a partir de uma mãe estéril já um sinal das bençãos especiais que recaem sobre Maria. Ainda, em sua Homilia sobre a Natividade de Maria diz: "Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado." 


Hino

Dona e Senhora da terra, do céu Rainha sem par, 
Virgem Mãe que Deus encerra, suave Estrela do mar!
Tua beleza fulgura, cingida embora de véus, 
pois nos trouxeste, tão pura, o próprio Filho de Deus.
Hoje é o teu dia: nasceste; vieste sem mancha à luz: 
com teu natal tu nos deste o do teu Filho Jesus.
Em ti celeste e terrena, o nosso olhar se compraz, 
Rainha santa e serena, que a todos trazes a paz.
Louvado o Deus trino seja, suba ao céu nosso louvor, 
pois quis tornar Mãe da Igreja a própria Mãe do Senhor.

Oração 1

Abri, ó Deus, para os vossos servos e servas os tesouros da vossa graça: 

e assim como a maternidade de Maria foi a aurora da salvação, 
a festa do seu nascimento aumente em nós a vossa paz. 
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração 2

Oh! graciosíssima Menina! que com vosso feliz nascimento 

haveis consolado ao mundo, alegrado ao céu e aterrado ao inferno;
haveis dado ajuda aos caídos, alegria aos tristes, 

saúde aos enfermos e alegria a todos;
Vos suplicamos com os mais fervorosos afetos que renasçais 
espirivossalmente com vosso santo amor em nossa
Renovai nosso espírito para que vos sirvamos, 
acendei de novo nosso coração para que vos amemos;
E fazei florecer em nós aquelas virtudes com as que possamos 

fazer-nos sempre mas agradáveis a vossos benigníssimos olhos.
Oh! Maria ! Sede para nós Maria, 

fazendo-nos experimentar os maravilhosos afetos 
de vosso suavíssimo Nome;
Sirva-nos a invocação deste Nome de alívio nos trabalhos, 

de esperança nos perigos, de escudo nas tentações, de alento na morte.
Seja o Nome de Maria como a mel na boca, a melodia nos ouvidos, 

e o júbilo no coração. Assim seja. 

Fonte: Wikipédia / Canção Nova / http://www.oracoes.info/



3 comentários :

  1. Padre Marcelo, peço sua bênção e oração para toda a minha família e familiares. Obrigada por existir padre e por ser este "Servo-Anjo" de Deus e que Ele enviou à Terra para nos mostrar o caminho que nos levA à Paz Interior, aliás. o único Caminho: "Jesus": O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. Não sei por que padre, ás vezes, demoramos tanto para enxergar esta VERDADE que nos é apresentada em todos os segundos da nossa vida. Mas estou feliz, pois Deus enviou o anjo terreno "padre Marcelo Rossi" para facilitar o nosso entendimento de Deus e clarear a nossa mente para as Obras Dele, que como em uma galeria de artes, passamos em frente, olhamos, olhamos mas não despertamos para o que realmente a Obra de Deus está nos dizendo ou nos ensinando. Padre, fiquei a semana inteira tentando acessar as orações contra o alcoolismo, já estava sem estava triste e decepcionada comigo mesma e pedindo todos os dias a Jesus que me mostrasse o caminho, já que de informática sou uma iniciante. hoje, no último dia, consegui, estava ali, tão facil,por que tive tanta angústia antes de conseguir? Ou melhor: em nome de Jesus, "Para que?" Tenho um filho que está no alcoolismo há vinte anos, hoje ele está com 41anos, é solteiro e há muitos anos ouço seu programa e peço já a mais de 10 anos a Deus a Cura e Libertação dele. Já fiquei com o coração muito apertado por causa disso, ele já sofreu muitos acidente de moto e de carro por estar embriagado, já chorei muitas vezes no hospital a cada acidente, porque o amo demais padre. Mas hoje estou sentindo uma esperança tão grande e ate já o estou vendo curadoe levando uma vida tranquila e feliz. Ele é uma bênçao padre, seu único defeito é a belbida, so cerveja, mas isso acabou EM NOME DE JESUS! oRE POR TODOS NÓS PADRE. MUITO OBRIGADA. tE AMO EM JESUS CRISTO NOSSO SENHOR E SALVADOR. FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Peço oração para restauração de meu casamento entre Wandair Faria dos Anjos e Neide Rosa de Lima

    ResponderExcluir
  3. Peço oração para restauração de meu casamento entre Wandair Faria dos Anjos e Neide Rosa de Lima

    ResponderExcluir

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé