Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat - Santos/SP - Devoção e Fé - Blog Católico

domingo, 26 de agosto de 2012

Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat - Santos/SP

 
Nossa Senhora do Monte Serrat

Tudo começou em 1614 quando os soldados holandeses desembarcaram nas praias e iniciaram a invasão da Capitania de São Vicente. Os defensores mais fracos, em número e armas, recuaram até o Monte Serrat, último reduto de resistência. O inimigo avançou saqueando e destruindo, e começaram a escalar o monte em direção a capela, construída em homenagem à Santa. No alto, desesperados, homens, mulheres e crianças rezam à Virgem de Serrat. Um desmoronamento soterra os atacantes e com isso os invasores abandonam a Cidade.
O fato motivou, em 1954, uma deliberação da Câmara Municipal, que declarou Nossa Senhora do Monte Serrat a padroeira oficial da Cidade, promovendo a coroação da Santa no dia 08 de setembro de 1955.
O monte transformou-se em marco histórico da cidade e até hoje, 353 anos depois, o povo da Baixada Santista ainda mantém a tradição de escalar os 415 degraus do Monte Serrat, de pé ou de joelhos, para agradecer à Virgem a graça alcançada.

Oração à Nossa Senhora do Monte Serrat

Ó clementíssima Virgem Maria, minha soberana e Mãe augusta Senhora do Monte Serrat, venho lançar-me no seio de vossa misericórdia, e pôr desde agora e para sempre a minha alma e meu corpo debaixo da vossa salvaguarda e da vossa bendita proteção.
Confio-vos e entrego nas vossas mãos todas as minhas esperanças e consolações, todas as minhas penas e misérias, bem como o curso e o fim da minha vida, para que por vossa intercessão e por vossos merecimentos, todas as minhas ações se dirijam e se disponham segundo a vontade de vosso divino Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, e que minha alma depois dessa vida possa alcançar a salvação eterna.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.
Nossa Senhora do Monte Serrat, rogai por nós. Amém.

 Programação da Festa - 2012

Em reunião realizada no dia 20 de julho, na Catedral, paróquias, movimentos e escolas católicas de Santos, acertaram detalhes para a realização de mais uma festa da Padroeira de Santos: N. Sra. do Monte Serrat. A celebração envolve um verdadeiro ‘exército’ de colaboradores que durante as duas semanas de festa se revezam nas celebrações, Hora Santa, missas e reza do Terço.

Confira a programação:

26/8 – Domingo - 16h - 
Missa Solene de Abertura dos festejos de Nossa Senhora do Monte Serrat (Santuário) - Pe. José Myalil Paul (Pároco da Catedral e do Santuário). Em seguida procissão pelas escadarias em direção a Catedral, para acolhida oficial feita por Dom Jacyr Francisco Braido e Santa Missa.

De 27/8 a 7/9 - 
Missas às 9h, 12h, 16h e 19 h – na Catedral.
Reza do Santo Rosário, às 11 h – na Catedral.
Celebração, às 14h – na Catedral.

Novena de 30/8 a 7/9/2012 - 18h30 – 
na Catedral, seguida da Santa Missa, com a participação das paróquias.

19h - Missas nas Paróquias:
30/08 -Nossa Senhora Aparecida, São Jorge Mártir e Santa Cruz.
31/08 -Sagrada Família, Santa Margarida Maria e São Tiago Apóstolo.
01/09 -São José Operário e Santuário Nossa Senhora do monte Serrat.
02/09 -Nossa Senhora da Assunção e Santuário Santo Antônio do Valongo.
03/09 -Nossa Senhora do Carmo (Ponta da Praia), São Benedito e Sagrado Coração de Jesus.
04/09 -Imaculado Coração de Maria e São Judas Tadeu.
05/09 -Senhor dos Passos, Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Santo Antônio do Embaré e Nossa Senhora dos Navegantes.
06/09 -São Paulo Apóstolo, São João Batista e Jesus Crucificado.
07/09 -Catedral

8 de setembro - Festa da Padroeira.
Na Catedral: Missa Solene, às 7h  e 8h.
Missa Campal, em frente a Catedral, às 9h30, presidida por Dom Jacyr Francisco Braido e clero de Santos. Em seguida acontece a procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora até o Paço Municipal de Santos, onde haverá a Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat, retornando ao seu Santuário.
No Santuário: Missa Solene, às 10h, 16h e 19h.

Quermesse com shows no Santuário, dias 7 e 8 de setembro, a partir das 20h.

Para Saber Mais:



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé