Ensinamentos de Santo Antônio sobre a Oração - Devoção e Fé - Blog Católico

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ensinamentos de Santo Antônio sobre a Oração


Santo Antônio
Per Atonium ad Jesum - Através de Antônio, até Jesus

Estas palavras são do Papa Pio XI, por ocasião do 7º centenário da morte de Santo Antônio, em 1930. Esta é a missão de Santo Antônio, que permanece ainda hoje como um grande mestre da vida espiritual, exemplo vivo de virtudes e santidade, um poderoso intercessor junto de Deus.
Nós conhecemos um pouco da vida de Santo Antônio, sua história, suas pregações, seus milagres. Mas, o que será que ele nos ensina sobre a oração?
Nos seus sermões, o Santo nos dá pistas que nos ajudam a compreender melhor esta importante dimensão da vida cristã.  
Santo Antônio insiste sobre a importância do desapego dos bens materiais, da calma, da solidão e do silêncio, que nos permite escutar a Deus. 

Seus ensinamentos são simples e práticos:

"Oração é dirigir os nossos afetos a Deus; é um devoto e amigável falar com Ele. É a tranquilidade da mente iluminada do alto. É também pedido para obter os bens temporais necessários para esta vida terrena. Mas aqueles que rezam pedem ao Senhor com autêntico espírito cristão de submeter a própria vontade à Sua: só o Pai celeste sabe de que coisa verdadeiramente precisamos sobre esta terra. Por fim, oração é agradecimento, isto é, reconhecer os benefícios recebidos e oferecer todo o nosso empenho a Deus, de modo que a nossa oração possa ser permanente".

"O Senhor manifesta-Se àqueles que param por um pouco de tempo em paz e humildade de coração. Se tu olhas nas águas turvas e turbulentas, não podes ver a expressão do teu rosto. Se tu queres ver o rosto de Cristo, pára, recolhe os teus pensamentos, em silêncio, e fecha a porta da tua alma ao rumor das coisas exteriores".

"A saudação dos anjos e as bênçãos de Deus não são para aqueles que vivem na praça pública, isto é, fora de si, agitados e distraídos. O doce "Ave" foi dirigido a Maria quando Ela estava absorvida na oração, no silêncio de sua casa.  Deus, para ser capaz de falar à alma e enchê-la com o conhecimento do seu amor, ira conduzi-la à solidão, destacando-a das preocupações das coisas terrenas. Ele fala aos ouvidos daqueles que são silenciosos e faz deles participantes dos seus segredos".

Oração à Santo Antônio

"Lembrai-vos, glorioso Santo Antônio, amigo do Menino Deus e servo fiel de Maria Santíssima, que nunca se ouviu dizer que alguém que a vós tivesse recorrido ou implorado vossa proteção, ficasse desatendido. É isto que me enche de confiança e me anima a recorrer à vossa proteção. Com humildade me dirijo a vós para expor minhas necessidades. Atendei a minha oração, vós que tanto podeis junto ao Coração do Cristo,  e obtende-me a graça que, confiadamente, vos peço (fazer o pedido). Concluir com um Pai Nosso, um Ave Maria e um Glória.

Fonte: Revista Brasil Cristão - junho/2012 

Meu querido amigo Santo Antônio, 
rogai por nós!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé