Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Perdão - A Cura dos Males do Ressentimento

Assim fala o Senhor: " Não relembreis coisas passadas nem olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as reconheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca. Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores. Mas tu, Jacó, não me invocaste, e tu, Israel, de mim te fatigaste. Com teus pecados, trataste-me como servo, cansando-me com tuas maldades. Sou eu, eu mesmo, que cancelo tuas culpas por minha causa e já não me lembrarei de teus pecados". (Is 43,18-19.21-22.24b-25) 

Esse pequeno trecho da profecia de Isaías nos faz aprender, com o próprio Deus, a lidar com o passado e com nossos erros. O Senhor nos dá um conselho: "Não relembreis coisas passadas nem fatos antigos". Lembranças dolorosas são capazes de aprisionar o coração na angústia e na depressão. Alguns dos males causados pelo ressentimento são: insegurança e medo de novas decepções; sentimentos de culpa e remorso; chantagem emocional e cobranças. O ressentimento com as falhas daqueles que nos cercam torna-se uma arma de ataque em momentos de tensão: quem nunca relembrou a uma pessoa, na hora da discussão, as falhas que ela, um dia, cometeu? Esse comportamento só faz aumentar a distância entre os corações que precisam aprender a maravilhosa lição do perdão.

Por outro lado, quantos são aqueles que se privam de novas chances e oportunidades de felicidade por não aceitarem os seus próprios erros do passado... "Sabotam" a si mesmos por não suportarem a idéia de, um dia, ter falhado. Você conhece alguém que viva alguma das situações descritas acima? Como deve ser o coração de uma pessoa que se entrega ao ressentimento contra os outros e contra si mesma?

O Senhor Deus, ao contrário, deseja que olhemos para frente, cheios de esperança no futuro: "farei coisas novas, acaso não as reconheceis?". As novidades de Deus já estão aí, você não vê? Reconheça as portas que Deus tem aberto em sua vida. Você tem sido capaz de aproveitar as oportunidades que o Senhor lhe dá ou está ocupado demais em lamentar o que um dia não deu certo? Olhe para sua vida com otimismo e confiança; o próprio Deus lhe diz: "cancelo tuas culpas e não me lembro de teus pecados. Eles não fazem parte dos planos eternos de amor que tenho para ti". 

Deus e o diabo 

A Bíblia nos ensina muitas coisas a respeito do caráter de Deus e também do seu e nosso inimigo. O salmo 85 diz: "Vós, Senhor sois clemente e fiel, sois amor, paciência e perdão" (v.15). Nosso Deus é lento para se irar e sempre disposto a perdoar e esquecer o mal que foi feito. Ele tem em seu coração só amor e por isso é paciente, capaz de esperar por uma nova oportunidade de conquistar nosso coração rebelde. 

Já o livro do Apocalipse chama o diabo de "acusador" (Ap 12,10). Ele está, constantemente, apontando nossas falhas; lembrando-nos delas para infundir desânimo e sentimentos de frustração e culpa em nosso coração. Que tipo de padrão você deseja seguir em sua vida diária? Você quer desenvolver um caráter acusador, sempre trazendo à tona as falhas dos irmãos para torná-los prisioneiros de cobranças e chantagens? Ou deseja ter um coração parecido com o de Deus, disposto a perdoar e dar uma nova chance para aqueles que precisam de seu amor paciente? Milagres de cura e restauração podem acontecer sobre esses três pilares: amor, paciência e perdão. 

Vamor orar, pedindo ao Senhor 
que nos dê um coração parecido com o Seu:

Pai Amado, 
quero abrir os meus olhos hoje para as coisas boas
que já estás realizando em minha vida. 
Não quero mais ficar prisioneiro daquilo que já passou. 

Em Nome de Jesus, 
me liberto de todo tipo de acusação 
contra mim mesmo ou contra qualquer outra pessoa 
que possa ter me ferido. 

Abençôo todas elas, 
aprendendo com Deus a transformar 
minhas mágoas em amor, paciência e perdão. 

Em Nome de Jesus, 
serei transformado à imagem de Jesus Cristo, 
repleto de perdão e misericórdia para com todos. 
Amém.

Fonte: Basta Uma Palavra - Pe. Antonio José

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog