Santos Reis Magos - 06/janeiro - Devoção e Fé - Blog Católico

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Santos Reis Magos - 06/janeiro

"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. 
Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, 
entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).

 Ouro, Incenso e Mirra

É muito interessante a figura dos Reis Magos que visitaram Jesus, em Belém. Segundo os estudiosos, eles representam todos os reis da terra, que se curvam diante do Rei dos reis. Eles podem representar, também, cada um de nós, oferecendo de presente a Jesus o que temos de mais valioso em nossa vida.
Belchior, Gaspar e Baltasar deram de presente a Jesus, ouro, incenso e mirra. O ouro simboliza a realeza, o incenso simboliza a divindade, e a mirra simboliza a humanidade de Jesus. Eles viajaram dias, talvez meses, com grande sacrifício, seguindo a estrela, pois sabiam, pelos estudos e profecias, que nasceria um rei, diferente de todos os reis da terra. E chegaram até Jesus, em Belém, onde O adoraram.
Nossa vida também deve ser assim: uma viagem até o coração de Jesus, para entregar-lhe nosso maior presente, o que temos de mais valioso nesse mundo: a nossa história, com todas as nossas conquistas, com toda a nossa luta. O que seria o ouro para você? E o que pode representar o incenso e a mirra em sua vida, para você ofertar a Jesus?
Não sabemos muita coisa sobre os Reis Magos, mas sabemos sobre nós, nossas fraquezas, limitações e pecados. Assim, precisamos nos reconhecer pecadores e, ao mesmo tempo, filhos amados de Deus, herdeiros do Reino dos Céus.
Eu imagino que a vida dos Reis Magos mudou radicalmente depois do encontro com Jesus, Maria e José. E Jesus, ainda que fosse apenas um bebê recém-nascido (mas já sendo Deus), aceitou carinhosamente a oferta do três.
Esse gesto de entregar o que lhes era mais valioso abriu seus corações ao verdadeiro amor e suas vidas foram transformadas. Para Deus não importava mais o passado, mas o que eles viveriam dali para frente.
E conosco acontece o mesmo. Como está a sua vida até este momento? O que você vai oferecer a Jesus? Que tipo de ouro, de incenso e de mirra você quer e precisa oferecer a Jesus? Entregue não só seus bens valiosos, mas também suas dores e sofrimentos, para que Ele faça um milagre em sua vida. Deixe Jesus tomar conta do seu "ouro", ou seja, da sua vida, da de seus familiares, de seus bens materiais, de toda a sua riqueza ou pobreza. Deixe Jesus nascer, hoje e agora, em seu coração!
Peça a ele! Tenho certeza de que a sua vida, como a dos Reis Magos, não será mais  a mesma. Coragem! Tenha fé!

Fonte: Revista Brasil Cristão / Autor: Pe. Eduardo Dougherty, sj.

 -----------------------------------------

Devoção aos Santos Reis Magos

A melhor descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata: “Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.
Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.
Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes.

Durante a Idade Média começa a devoção dos Reis Magos (e que são "batizados"), tendo as suas relíquias sido transladadas no séc. VI desde Constantinopla (Istambul) até Milão. Em 1164, com os três já a serem venerados como santos, estas foram colocadas na catedral de Colônia, em Colônia (Alemanha), onde ainda se encontram.
Em várias partes do mundo, há festas e celebrações em honra aos Magos. Com o nome de Festa de Santos Reis há importantes manifestações culturais e folclóricas no Brasil.

Fonte: Wikipédia




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé