Imaculada Conceição de Nossa Senhora - 08/dezembro - Devoção e Fé - Blog Católico

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição de Nossa Senhora - 08/dezembro


1-"Ave, cheia de Graça, o Senhor é contigo" (Lucas 1,28).
Estas são palavras do anjo Gabriel à Nossa Senhora, por ocasião da anunciação do nascimento de Jesus. Nesta saudação, Maria é chamada de "Cheia de Graça". Tal expressão diz-nos quem é Maria: é aquela repleta da Presença de Deus, do favor divino, da Santidade e do Amor do Senhor. É aquela que a gratuidade amorosa de Deus beneficiou com uma especial Santidade, desde o primeiro momento de sua existência.
Cheia de Graça! A saudação angélica à Maria, é um fundamento bíblico para um dos mais importantes dogmas marianos: A IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA. Após muito tempo de reflexão, a Igreja chegou à certeza absoluta acerca deste privilégio concedido por Deus à Virgem Maria. No dia 08 de dezembro de 1854, o Santo Padre, o Bem-Aventurado Pio IX, com a Bula Ineffabilis, proclamou solenemente o dogma da Imaculada Conceição: "...Nós declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina com a qual se afirma que a Beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em consideração dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda a mancha de culpa original, é uma doutrina revelada por Deus e deve ser, por este motivo, firme e constantemente acreditada por todos os fiéis" (DS,2803).

2-"Porei inimizade entre ti e a mulher, 
entre a tua descendência e a dela. 
Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" 
(Gênesis 3,15).
Este versículo bíblico é chamado de Proto-Evangelho (o Primeiro Evangelho), pois trata-se do primeiro anúncio da Salvação, após o pecado original. O Senhor Deus fala de uma mulher e sua descendência, que triunfarão sobre o pecado e sobre o mal, sobre o pecado e sobre o seu autor, isto é, Satanás (a serpente). A mulher é Maria (nova Eva). A sua descendência é Cristo (o novo Adão). Este, sobretudo através do Mistério Pascal, venceu o pecado. Maria intimanente unida ao seu Filho, Redentor do homem, participou e participa plenamente desta vitória. Em nenhum momento da sua existência, Ela esteve sob o jugo do pecado.
Maria é o fruto mais perfeito da Redenção. A sua Redenção foi mais perfeita, impedindo que ela contraísse o pecado original, com o qual todos somos concebidos. A sua concepção foi imaculada e, desde então, Ela foi e é a "Cheia de Graça". O ser e a vida de Maria jamais foram manchados, nem sequer pelo menor pecado. Ela é Maria Santíssima! Diz o Prefácio da Solenidade da Imaculada Conceição: "Puríssima, na verdade, devia ser a virgem que nos daria o Salvador, o Cordeiro sem mancha, que tira os nossos pecados". Maria Imaculada nos ajuda a vivermos na Graça de Deus.

3-"Tu és a Toda Bela, que o Altíssimo 
vestiu com o seu poder. Tu és a Toda Santa, 
que Deus preparou como sua intacta habitação de glória. 
Ave, Templo misterioso de Deus, 
ave, cheia de graça, intercede por nós!" 
(Da oração do Papa João Paulo II à Nossa Senhora, 
na Solenidade da Imaculada Conceição-08/12/01
disponível em www.vatican.va).
Autor: Pde. Denis O. P. Silva -ASJ. 

------------------------------------------------
Oração a Nossa Senhora da Conceição

Virgem Santíssima,
que fostes concebida sem o pecado original
e por isto merecestes o título
de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
e por terdes evitado todos os outros pecados,
o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
"Ave Maria, cheia de graça";
nós vos pedimos que nos alcanceis
do vosso divino Filho o auxílio necessário
para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e,
já que vós chamamos de Mãe,
atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.

 Fonte: http://www.paroquias.org/oracoes



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé