O Santo Rosário - Santa Devoção - Devoção e Fé - Blog Católico

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Santo Rosário - Santa Devoção


A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério* (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.
Obs:. *Um saltério é um livro contendo o Livro dos Salmos (150 Salmos), muitas vezes com prática devocional, cristã para ser usada como nos Mosteiros e Conventos para o Ofício Divino na recitação das Horas Canônicas desde as épocas em que o monaquismo foi estabelecido pelo Patriarca São Bento de Núrsia.

Como sabemos, um Rosário completo é formado por quatro terços, onde cada terço representa, distintamente a contemplação dos seguintes mistérios: 1º terço - Contemplação dos Mistérios Gozozos; 2º terço - Contemplação dos Mistérios Luminosos; 3º terço - contemplação dos Mistérios Dolorosos; 4º terço - Contemplação dos Mistérios Gloriosos. (Obs: Antigamente, um Rosário completo era formado por três terços, mas o Papa João Paulo II, no dia 16/10/02, acrescentou a ele os Mistérios Luminosos, pela Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae).

A santa devoção atravessou os séculos sempre com o empenho da Santa Igreja de difundi-lo. Tem a virtude de excitar e nutrir em nós o recolhimento, pondo-nos em contato com os mistérios da nossa religião. É a oração do sábio e do ignorante, pois, como nenhuma outra, se adapta à capacidade de todos.

Peçamos a Maria Santíssima a graça de sermos não só fiéis propagadores, mas principalmente perseverantes na prática de sua recitação, e que tenhamos sempre o desejo inflamado de rezá-lo sempre com muito entusiasmo e alegria. E que tenhamos a convicção de que o Rosário une o tempo à eternidade, a cidade terrena à cidade de Deus.


Fonte: Página Oriente

Aprenda aqui a Rezar o Terço: Pai de Amor 



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé