Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Amém - Aliança com Cristo


Amém

Palavra que é muito repetida, mas nem sempre é bem entendida. Na verdade ela é muito rica de significados. Sua origem é o verbo hebraico amén, que significa amparar, suportar, confiar, ser verdadeiro, o que permanece firme, verídico, seguro, eterno.

Aparece muitas vezes no Antigo Testamento, como, por exemplo, em 1Reis,36: "Amém! Seja essa a declaração do Senhor Deus do meu Senhor, o rei!". Como podemos ver este é o significado mais conhecido do "Amém" como confirmação de um compromisso assumido.

O mesmo aparece em Jeremias 11,5: "E eu respondi: Amém, Senhor". Um outro exemplo muito interessante encontra-se em Deuteronômio 27,15-26. São doze versículos em que ao final o povo sempre exclama: Amém! Um sentido um pouco diferente encontramos na oração de Davi, que está em 1Crônicas 16,36. Aqui o significado é mais expressão de um desejo ou esperança em que Deus irá realizar o que estamos pedindo.

No Novo Testamento a palavra "Amém" aparece muitas vezes com significado semelhante aos que encontramos no Antigo Testamento. Mas, em Apocalipse 3,14, aparece uma novidade: Amém é usada como um nome próprio atribuído a Cristo. "Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira [...]". Pode ser uma alusão ao texto de Isaías 65,16, em que existe a expressão "Deus do Amém", no sentido de Deus da Verdade. Assim, chamar Jesus de Amém é afirmar que ele é o verdadeiro Deus. Podemos acreditar em suas promessas, em Suas palavras. Ele é a testemunha fiel e verdadeira de Deus. Jesus utilizava a palavra Amém no começo de afirmações importantes. A Bíblia traduz por: "Em verdade em verdade vos digo..." (João 1,51; 3,3).

Aparece 25 vezes no Evangelho de João, 30 vezes no Evangelho de Mateus, 13 vezes em Marcos e 6 em Lucas. Nos outros livros do Novo Testamento a palavra "Amém" parece 70 vezes. Portanto, toda vez que repetimos esta palavra estamos reafirmando nosso compromisso, nossa aliança com Deus.

Repetimos o "Amém" do próprio Cristo. Nele nos tornamos "Amém". Isto significa tornar-se Seu seguidor, de Nazaré até a cruz; viver a Sua mística; obedecer Sua Palavra; viver Sua mensagem de amor aos irmãos. Repetir Amém demais, sem pensar no significado, pode ser perigoso. Não foi exatamente isso que Maria fez ao final de sua conversa com o Anjo Gabriel na Anunciação? A primeira Ave-Maria da história começou com uma saudação: "Alegra-te, Maria, o Senhor está contigo". E terminou com a adesão da Virgem: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-me em mim segundo a sua promessa" (cf. Lucas 1,38). Em outras palavras: o milagre de nossa salvação passou por uma palavra dita pelos lábios santos de Maria: Amém! 

Autor: Pe. Joãozinho, SCJ.
(Revista Brasil Cristão-2004)

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog