Crisma - Adulto na Fé - Devoção e Fé - Blog Católico

terça-feira, 12 de julho de 2011

Crisma - Adulto na Fé



Olá meus irmãos e irmãs de fé!
Estou muito feliz porque no sábado passado completei minha iniciação cristã: graças a Deus fui crismada!
Obrigada Senhor Jesus! Agora me sinto uma cristã completa. Também meu casamento civil de 6 anos agora está sacramentado com o sacramento do matrimônio! 
Obrigada Senhor Jesus! Quantas alegrias, quantas bençãos recebemos quando vamos ao seu encontro.

Crisma ou Confirmação é um sinal sagrado (sacramento) que faz parte da Iniciação Cristã juntamente com o Batismo e a Eucaristia. Estes 3 sacramentos são os fundamentos de toda vida cristã. Somos renascidos e nos tornamos filhos de Deus no Batismo; na idade da razão somos fortalecidos pelo Espírito Santo no sacramento da Confirmação e somos nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia.  

A presença e a ação do Espírito Santo se faz em todos os sacramentos, mas por excelência encontra-se no sacramento da Crisma ou Confirmação. A palavra Crisma, no feminino, é o sacramento, ao passo que o crisma é o óleo santo. Quando usamos A Crisma queremos realçar o símbolo da unção com o óleo, portanto ao sermos crismados, somos ungidos pelo Espírito de Deus, para uma missão.
A palavra Confirmação significa que todo cristão, fortalecido pelo Espírito, é capacitado a assumir sua vocação e missão de batizado, para que persevere até o fim no testemunho de Jesus Cristo. O Espírito Santo nos dá a força especial para tornar a nossa fé mais madura e portanto sermos verdadeiras testemunhas de Cristo, seja em qualquer lugar onde estivermos.

Com o sacramento da Crisma recebemos:
 -Aumento da graça santificante.
 -Recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete dons sagrados.
-Imprime o caráter de Soldados de Cristo.
 -A crisma, como o Batismo e a Ordem, imprime caráter, ou seja, marca de modo indelével nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão não podemos receber a Crisma mais de uma vez, como também o Batismo e a Ordem (ministros da Igreja).

Os sete dons do Espírito Santo que recebemos de modo especial na Crisma são:
1 – Temor de Deus
2 – Piedade
3 – Fortaleza
4 – Conselho
5 – Ciência
6 – Inteligência
7 – Sabedoria

  Jesus tinha prometido o Espírito Santo a todos os fiéis e na crisma se confere o Espírito Santo.  
"Os apóstolos que estavam em Jerusalém, ao saberem que a Samaria acolhera a palavra de Deus, para lá enviaram Pedro e João. Estes desceram para junto dos samaritanos e oravam por eles, a fim de que recebessem o Espírito Santo, porque ainda não viera sobre nenhum deles, mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo" (At 8, 14-17)

Na Crisma pela imposição das mãos, o fiel batizado recebe o dom do Espírito Santo, para viver e testemunhar Jesus Cristo.  A Crisma é dada pelo bispo diocesano, ou, de modo extraordinário, pelo sacerdote. 


Fontes: Manual da Fé (Frei Battistini) / 
            http://www.capela.org.br/indicecateci.htm



Um comentário :

  1. Olá,amiga! Estou passando para te fazer um convite: gostaria de participar do Grupo dos Catequistas Unidos? Eu já estou participando e é muito gratificante. Nós fazemos amigos, evangelizamos e crescemos juntos. Se quiser participar, passe no blog: catequesenanet.blogspot.com ( Cláudia) e confira as regrinhas.
    Lá em meu blog : nospassosdejesusamor.blogspot.com tem um selinho de participação especial para você, amiga.
    A sua presença trará mais alegria ao grupo.
    Que Deus a abençoe,
    com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir

Irmãos e irmãs de fé. Paz e Bem!
Nosso único mestre e senhor é Jesus Cristo, nossa mãe no céu a Santíssima Virgem Maria, por isso, comentários desrespeitosos e orações que não condizem com a Igreja Católica Apostólica Romana não serão publicadas.

Que Deus vos abençoe, que Nosso Senhor Jesus Cristo lhes conceda a graça da cura, da resolução dos problemas, a paz e tudo que seu coração aflito suplicar. Tenha Fé e persevere na Oração, pois o Tempo de Deus é diferente do nosso. Deixe o amor de Nosso Senhor tocar sua vida.
Que Nossa Santíssima Mãe vos cubra com o manto de amor e proteção. Amém.

Adriana dos Anjos - Devoção e Fé Blog

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Para ajudar, tenho colocado as orações do programa de rádio Momento de Fé, porém muitos estão se confundindo e achando que meu blog é do Padre Marcelo Rossi. Irmãs(os), este blog não é do Padre Marcelo Rossi, para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele : 1) Padre Marcelo Rossi 2) Facebook Padre Marcelo Rossi

Obrigada - Adriana/Devoção e Fé