Pular para o conteúdo principal

Post Recente em Destaque

Por que Sofro?


Por que Sofro?

Às vezes é um simples gemido; outras vezes é angústia e desalento. Mas há também dias e horas em que essa pergunta soa com um tom de revolta; é alguém que se julga no direito de pedir explicações, ou até, de alguém que espera que lhe peçam desculpas por este ou aquele sofrimento. Por que este acidente, esta doença? Que fiz para sofrer tanto?

Pergunta inútil. Ninguém no-la irá responder. Só Deus poderia dizer alguma coisa. Mas a sua resposta é sempre o seu silêncio, porque, quando nos permite o sofrimento, ele não está esperando pelas nossas perguntas; o que ele quer e espera é a nossa humilde submissão a seus planos.

Após quase três horas de agonia na cruz, Cristo sentiu-se abandonado até mesmo pelo Pai. E ele também perguntou: "Pai, por que me abandonaste?" - Nesta sua palavra nada havia de revolta ou falta de conformidade. Era apenas o gemido angustiado de um Homem agonizante, do qual a Justiça divina estava exigindo tudo. Tinha, pois, que sofrer até aquele abandono que jamais alguém sofreu.

Sim; é humano. Quem sofre quer traduzir o próprio sofrimento em gestos e palavras que serão, geralmente, um pedido de compaixão. Que não sejam, porém, o resultado de uma revolta interior que nada resolve, porque o sofrimento nunca fez caso dessas revoltas. Ele somente se abranda com a paciência, com a submissão e conformidade. Além disso, seres humanos como somos, dotados de inteligência, e mais ainda, apoiados na fé, devemos saber por que sofremos.

Em vez desse "por que" marcado pela impaciência e pela revolta, seria bem melhor fizéssemos outras perguntas:

Por que me revolto? por que não me conformo? não haverá outros, no mundo, sofrendo mais do que eu? Todo sofrimento tem sua razão de ser nessa parte que temos na culpa de todo o mundo perante a Justiça eterna. Por isso ninguém está dispensado de sofrer. Nesse ponto não houve, nem há privilegiados que possam ficar fora da lei universal. Seria eu o primeiro? É o que eu quero, quando reclamo, e não aceito a parte que me toca na reparação que Deus está exigindo de todo mundo.

Preciso pensar que não sou melhor que os outros. Quando sofro haverá certamente outros que estão sofrendo mais, sem recursos, esquecidos, e até desprezados. Entre eles não haverá quem esteja sofrendo por mim, para que eu sofra menos? E haverá também aqueles que não querem, nem sabem sofrer. Entre eles talvez eu também. Por que não?

Tenho que saber sofrer, por mim e por aqueles que se revoltam, não aceitando o sofrimento. São esses os que sofrem mais. Na medida em que eu me interessar por eles, Deus irá interessar-se por mim, dando-me a paciência e coragem de que preciso para sofrer menos.

Fonte: Uma Palavra Aos Que Sofrem - Pe Isac Lorena

Comentários

Receba Notícias do Blog em seu E-mail

Receba novos posts por e-mail:

Postagens Mais Visitadas do Mês

Beato Carlo Acutis

Clique na imagem para visualizar a oração


***
»Do prefácio de S. Ex.ª Rev.ma Card. Angelo Comastri

"Estar sempre com Jesus, este é o meu projeto de vida".
Com estas poucas palavras, Carlo Acutis esboça a distinta característica de sua breve existência:
viver com Jesus, por Jesus, em Jesus».


Pedidos de Oração no Site Oficial

Postagens mais visitadas

Avisos

Olá irmãs e irmãos de fé! Paz e Bem!

Nas postagens antigas há diversas orações, do antigo programa de rádio Momento de Fé do Padre Marcelo Rossi.

Todas estão no Marcador "Orações-Momento de Fé".

Este Blog não é do Padre Marcelo Rossi; para que sua mensagem chegue ao padre, você terá que acessar os sites dele :

1) Padre Marcelo Rossi


2) Facebook Padre Marcelo Rossi


Obrigada - Adriana dos Anjos/Devoção e Fé Blog